×
  • 4 Dezembro, 2020

Onboarding de Colaboradores: Como Automatizar o Processo?

O inicio de um novo projeto profissional é para a maioria de nós um momento de extrema importância, durante o qual queremos absorver o máximo de informação sobre a Empresa, na qual acabamos de “embarcar”, de modo a contribuirmos também com o que temos de melhor e para o que fomos contratados.

Este é um dos momentos chave nesta relação contratual e poderá marcar positivamente ou negativamente o novo Colaborador e o seu desempenho, dependendo da maior ou menor importância que a Empresa lhe atribui.

Integrar um novo colaborador numa organização é nos dias de hoje considerado como um dos processos mais importantes da gestão de recursos humanos e pressupõe definir uma estratégia que compreenda acompanhamento, orientação, formação, supervisão.

Na plataforma UDW disponibilizamos um ambiente que permitirá aos Recursos Humanos implementar uma estratégia de Onboarding e assim assegurar uma mais eficaz e eficiente integração dos colaboradores. Como?

– Criação de ambiente de boas vindas – o qual poderá ser disponibilizado ao novo colaborador uns dias antes de iniciar na Empresa. Neste ambiente poderão:

  • Criar uma mensagem de boas vindas;
  • Disponibilizar o manual de acolhimento com toda a informação relevante sobre a Empresa e informações úteis ao colaborador
  • Disponibilizar Códigos de ética e outras informações que devem ser do conhecimento de todos
  • Informação sobre a equipa, clientes, projectos….
  • Vídeos

– Criação de ambiente de admissão – no qual será apresentado ao novo Colaborador um formulário que deve preencher com toda a informação relativa a dados pessoais e outros. Pedidos de consentimento. Esta informação será disponibilizada depois ao departamento de recursos humanos e integrada nos diferentes sistemas.

– Criação de ambiente de formação – ambiente no qual poderão ser disponibilizados vídeos formativos. Agendadas formações e outras ações de interação com elementos chave das diferentes áreas da empresa.

A gestão deste ambiente poderá ser da responsabilidade da equipa responsável pelo acompanhamento do colaborador e poderão ser definidos fluxos de tarefas a executar pelos diferentes elementos da equipa, nas diferentes fases da integração.

Estruturar todo o processo na plataforma permitirá às organizações garantirem a partilha da informação relevante com o Novo Colaborador, orientar todo o processo de integração e acompanhamento nos momentos exatos em que têm que acontecer. O Colaborador, por sua vez, perceberá que existe por parte da empresa preocupação em acompanhar a sua integração e que a informação lhe chega de forma organizada e atempadamente.

Apostar num processo de onboarding é apostar em manter durante mais tempo colaboradores motivadas e alinhados com a cultura e objetivos da empresa, o que se traduzirá num melhor desempenho, aumento da produtividade.

Partilhar: