×
  • 22 Outubro, 2020

Código QR nas faturas: muito mais do que uma imagem

A partir de janeiro de 2021 todas as faturas terão de conter o código QR e o ATCUD, obrigatórios de acordo com o Decreto-Lei nº 28/2019.

Até aqui já sabíamos.

Mas... do que estamos exatamente a falar?

O código QR e o ATCUD têm por objetivo simplificar e agilizar a comunicação de faturas à Autoridade Tributária para apuramento das despesas dedutíveis no IRS das pessoas singulares.

  • O código QR contém os dados da fatura.

É o que nos permite “enviar" automaticamente a fatura para o e-Fatura nos casos em que o contribuinte não indicou o seu NIF no momento da sua emissão. Ao fazer a leitura do código QR da fatura, o contribuinte deixa de ter de ir ao Portal introduzir os dados do documento.

  • O ATCUD é um código único.

É um código único que terá obrigatoriamente de constar nas faturas, juntamente com o código QR, composto pelo código de validação da série do documento e pelo número sequencial dentro da série.

E... quais os benefícios para o contribuinte singular?

Se nos esquecermos de indicar o nº de contribuinte numa fatura, a partir de janeiro poderemos, posteriormente, apontar a aplicação do código QR no nosso smartphone para a fatura em questão e esta entra automaticamente no portal e-Fatura, entrando assim também para as deduções no seu IRS.

... e para as empresas?

Para as empresas abre-se uma nova possibilidade: a de recolher automaticamente os dados das faturas que chegam à sua Contabilidade, de forma simples e rápida.

É o que o Data Capture da Uniksystem proporciona…

… sem necessidade de recorrer a um equipamento específico, tipicamente um leitor de código QR;

… recorrendo a um software que lê automaticamente o código QR, incorporado numa plataforma que de seguida processa a fatura encaminhando-a para o seu fluxo de validação e aprovação;

O Data Capture da Uniksystem integra ainda, automaticamente, os dados da fatura recolhidos no software financeiro para a respetiva contabilização.

Links úteis

Decreto-Lei nº 28/2019: https://dre.pt/home/-/dre/119622094/details/maximized

Portaria nº 195/2020: https://dre.pt/home/-/dre/119622094/details/maximized

Partilhar: