Thermal Probe & Facial Recognition
Frequently Asked Questions

A Uniksystem disponibiliza nesta página respostas às perguntas levantadas com maior frequência no âmbito das soluções Thermal Probe e Facial Recognition.
Se, de alguma forma, não vir a sua dúvida esclarecida com as respostas abaixo, a Uniksystem agradece o envio das suas questões para info@uniksystem.pt
FAQ#1: O que é a biometria?
A biometria é uma técnica avançada que, com base em sofisticados sistemas digitais, permite o reconhecimento do indivíduo através das suas características pessoais e intransmissíveis. Impressão digital, reconhecimento facial, pela retina ou voz, são as soluções que consideramos mais fiáveis. A relevância desta tecnologia inovadora está cada vez mais patente nas organizações, seja qual for a actividade em que se insere.
FAQ#2: Como Funciona?
Todos os sistemas biométricos têm um modo de funcionamento similar. Actualmente está padronizado o seguinte uso:
- O sistema recolhe uma amostra da característica biométrica;
- O sistema converte as características únicas em código matemático irreversível, ou seja, a partir do código matemático não é possível obter as características exactas do indivíduo. Num processo em todo semelhante ao que é usado para guardar palavras-chave;
- A amostra é armazenada no template, que pode localizar-se no próprio sistema biométrico ou em outros sistemas de armazenamento, como por exemplo uma base de dados;
- O utilizador interage de novo com o sistema biométrico para verificar a sua identidade. Uma nova amostra é tirada e comparada com o template e faz-se o “teste":
- Se o template e a nova amostra coincidirem, é garantido o acesso ao utilizador;
- Se não coincidirem, o acesso é negado.
FAQ#3: A recolha de dados biométricos é permitida por lei?
O controlo de acessos e de assiduidade a colaboradores através de dados biométricos é legítimo e está previsto na Lei n.º 58/2019, art. 28, nº6.
A recolha de dados biométricos permite a recolha de dados por impressão digital ou imagem do rosto, destinados a identificar colaboradores das empresas e os horários de entrada e saída, sendo integrados com o sistema tradicionalmente designado por “relógio de ponto", usado no processamento salarial e de horas extra.
FAQ#4: A recolha de imagem facial (rosto) é permitida por lei?
O controlo de acessos e de assiduidade a colaboradores através de dados biométricos é legítimo e está previsto na Lei n.º 58/2019, art. 28, nº6.
A recolha de dados biométricos permite a recolha de dados por impressão digital ou imagem do rosto, destinados a identificar colaboradores das empresas e os horários de entrada e saída, sendo integrados com o sistema tradicionalmente designado por “relógio de ponto", usado no processamento salarial e de horas extra.
FAQ#5: A tecnologia biométrica é fisicamente segura para o indivíduo?
Sim. Os métodos implementados para retirar os dados biométricos dos indivíduos não são invasivos e não constituem nenhuma ameaça para a saúde física ou para o bem-estar do mesmo.
A solução Unik Thermal Probe with Facial Recognition está conforme a seguinte certificação e referenciais:
Complies with the requirements of the following directives of the European Union:
EU-Directive 2014/30/ – Electromagnetic Compatibility
EU-Directive 2014/35/EU – Low Voltage
Based on tests according the following standards:
DIN EN 55032:2016 (Class A) EMC of multimedia equipment I emission
DIN EN 61000-6-1 / 2007 EMC I Immunity
• DIN EN 61000-4-21 2009 EMC I Electrostatic discharge immunity
• DIN EN 61000-4-3 / 2008 EMC I Radiated electromagnetic field immunity
EN 62368-1:2014 + AC:2015 Safety aspects for information technology equipment, CB
The CE marking was done on the product according to the directive 93/68/EEC.
The first year of bringing the product into circulation is 2020.
FAQ#6: A recolha de temperatura corporal é permitida por lei?
No Decreto-Lei n.º 20/2020, Artº. 13-C está previsto o controlo de temperatura corporal “no atual contexto da doença COVID-19, e exclusivamente por motivos de proteção da saúde do próprio e de terceiros”.
Tal como prevê o nº.2 do mesmo artigo a Thermal Probe não faz o registo da temperatura corporal associado à identidade da pessoa.
Também a Autoridade Europeia de Proteção de Dados recomenda o uso de sistemas de medição de temperatura como forma de mitigação à propagação do vírus.
FAQ#7: Como saberei se a tecnologia Biométrica irá operar como garantido?
A tecnologia biométrica foi testada em locais com condições que prezam grande exigência de segurança, como espaços de grande importância. Limita assim o acesso a pessoas autorizadas, ou seja, com identidade preexistente na base de dados do sistema biométrico.
FAQ#8: Os meus dados biométricos podem ser alvo de utilização para outros fins?
A utilização de biometria, impressão digital ou reconhecimento facial tem um elevado nível de confidencialidade. Através do registo individual não é possível qualquer tipo de reprodução para outros fins, sendo que este tipo de validação é totalmente intransmissível.
FAQ#9: Posso comprar apenas o vosso software de medição de temperatura sem o controlo de acessos?
Sim. É possível a aquisição apenas da câmara com o software de medição de temperatura e sem o controlo de acessos.
FAQ#10: Posso comprar as soluções recorrendo a financiamento?
Sim. A Uniksystem tem parcerias de financiamento ativas. Poderá consultar aqui* as opções de financiamento com a Grenke Renting. Caso seja esta a opção que precisa por favor contacte-nos para comercial@uniksystem.pt.
*O valor indicado é apenas para a Câmara. Será superior caso seja necessário PC Nuc.
FAQ#11: A Uniksystem ajuda a enquadrar a legislação?
Sim. Dispomos de apoio jurídico para aferir no seu caso concreto qual a melhor estratégia a implementar.